Mineração a céu aberto
A MUAPI utiliza maquinaria avançada em todas as nossas minas a céu aberto. Estas incluem escavadoras, plataformas de perfuração e carregadores. Para evitar a quebra de diamantes ao rebentar rochas, utilizamos tecnologia especial de baixo impacto. Na verdade, as nossas minas são únicas. Tanto em termos de prática mineira como de parâmetros geológicos, são inigualáveis em qualquer parte do mundo.
Depois de o poço aberto atingir a profundidade planeada, a área das operações mineiras é expandida.
O minério (kimberlito) é extraído por jacto, sendo depois transportado para uma instalação de processamento por camiões mineiros de tamanho superior ao previsto (com uma capacidade até 136 toneladas).
Mineração subterrânea
Uma mina subterrânea é composta por muitos quilómetros de poços e de funcionamento de minas horizontais, estações de eixo, unidades compressoras que bombeiam ar debaixo do solo, instalações frigoríficas que ligam a rocha hospedeira, e outras máquinas e equipamentos potentes, incluindo veículos de carga e descarga e sistemas de mineração contínua. E as instalações de superfície de uma mina subterrânea são constituídas por uma boa dúzia de edifícios.
Na face da mina, começam por cortar as paragens, permitindo o funcionamento de sistemas de mineração contínua. Após a extracção do minério, os espaços vazios são preenchidos com mistura de aterro especialmente preparada.
O minério que é extraído à superfície é então transportado para uma instalação de processamento por camiões mineiros.
PRINCIPAIS ETAPAS DO TRATAMENTO E CONCENTRAÇÃO DE MINÉRIO
- Redução de minério (cominuição), moagem autógena húmida
- Flutuação de espuma, separação de meios densos
- Separação Fluorescente de Raios X
- Recuperação final, limpeza e triagem
- Triagem e avaliação preliminar
Após a redução grosseira dos britadores de maxilas ou cones, o minério diamantado é alimentado em moinhos de tambor para moagem húmida. Pedaços de minério de até 1,5 metros de tamanho são reduzidos para 0,5 metros e mais pequenos.
Esta lama de minério finamente moído é enviada em classificadores em espiral, separando o material por densidade.
O minério é então peneirado em várias fracções. Depois disso, cada fracção é processada separadamente.
O material de tamanho médio é processado em máquinas de jigging e unidades de separação de meios densos. Os jactos de água pulsantes separam os diamantes do chorume. Material de tamanho mais pequeno, juntamente com agentes de flutuação solúveis em água, vão para uma máquina de flutuação de espuma onde diamantes de tamanho pequeno colam-se a bolhas de espuma, e são transportados para a fase de concentração final.
O material de grande tamanho é processado por separação fluorescente por raios X (com base no princípio de que os diamantes fluorescem em raios X).
O concentrado de diamantes é irradiado por raios X enquanto se desloca ao longo da calha do separador. Depois de detectar um flash causado pela fluorescência, uma ferramenta especial corta gemas preciosas da rocha residual.
Na unidade de recuperação final, os diamantes são limpos, peneirados, escolhidos à mão, grosseiramente seleccionados, e embalados em recipientes.
Nesta parte conclusiva do processo de recuperação, os diamantes são:
- Recuperados a partir dos concentrados de separação;
- Limpos através do tratamento de produtos químicos;
- Peneirados;
- Escolhidos à mão;
- Separados;
- Pesados e colocados em recipientes.
Diamantes em bruto, são transportados para triagem e avaliação, onde é-lhes dada uma classificação preliminar em categorias de tamanho, e também recebem uma avaliação preliminar.
A classificação é organizada por referência rigorosa a amostras mestras de qualidade e cor das gemas. Todas as pedras são classificadas em 16 categorias de tamanho e peso, de acordo com as normas internacionais.